sexta-feira, 28 de novembro de 2008

I Encontro Nacional de Conselhos de Juventude


I Encontro Nacional de Conselhos de Juventude

O que é?O Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), com o apoio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), realizará em Brasília, nos dias 27 e 28 de novembro, o I Encontro Nacional de Conselhos de Juventude. Com o tema “Fortalecendo Diálogos”, este encontro pretende ampliar as discussões sobre as resoluções aprovadas na I Conferência Nacional de Juventude - realizada em abril deste ano com a participação de mais de 2.000 delegados, fortalecer os canais de troca e diálogo entre o CONJUVE e os conselhos estaduais e municipais e incentivar a ampliação e o fortalecimento da rede de conselhos de juventude existentes no país. O I Encontro Nacional de Conselhos de Juventude será um momento rico em reflexões e discussões sobre a importância e o papel dos conselhos na Política Nacional de Juventude e sobre seus desafios e possíveis soluções para o fortalecimento desses espaços de participação e diálogo.Quem pode participar?Poderão participar conselhos municipais e estaduais de juventude. Cada conselho deverá indicar 2 conselheiros: um da sociedade civil e outro do poder público. Os estados que não tiverem conselho de juventude, ficará a critério da COE (Comissão organizadora estadual) indicação de um representante do governo e outra da sociedade civil. Os custos de transporte, hospedagem e alimentação dos selecionados no Encontro serão custeados pela Secretaria Nacional de Juventude.Como faço a inscrição?Clique aqui e inscreva-se. Contudo, as inscrições só serão aceitas depois do preenchimento completo do questionário. Como será o processo de seleção?Em função da capacidade do local e logística para o Encontro, serão disponibilizadas vagas para todos os conselhos estaduais e indicações das COE's nos estados que ainda não tenham conselhos. E ainda para os conselhos municipais a distribuições de vagas foi feita pela quantidade de munícipios por estado, garantindo o mínimo de 2 vagas para cada estado. O preenchimento das vagas será feito pela ordem de inscrição e caso um estado não preencha todas as vagas, essa oportunidade será dada a outro conselho de outro estado através do critério ordem de inscrição.Todos os conselhos que se inscreverem receberão confirmação de sua inscrição e seleção para o I Encontro Nacional de Conselhos de Juventude.1) 27 conselhos estaduais e/ou COE's. - 54 pessoas2) 76 conselhos municipais - 152 pessoas
Norte
Vagas
Acre
2
Amazonas
2
Pará
3
Roraima
2
Rondônia
2
Amapá
2
Nordeste
Bahia
4
Pernambuco
3
Sergipe
2
Alagoas
2
Rio Grande do Norte
3
Paraíba
3
Maranhão
3
Piauí
3
Ceará
3
Sudeste
São Paulo
5
Rio de Janeiro
2
Minas Gerais
6
Espírito Santo
2
Sul
Rio Grande do Sul
4
Santa Catarina
3
Paraná
4
Centro Oeste
Mato Grosso
3
Mato grosso do sul
2
Goiás
3
Tocantins
3
TOTAL
76
Todos os conselhos que se inscreverem receberão confirmação de sua inscrição e seleção para o I Encontro Nacional de Conselhos de Juventude.Qual será a programação ?
27 de novembro
28 de novembro
Manhã
9h Abertura oficial 10h30 Mesa de Contexto e apresentação do Mapa dos Conselhos. *Credenciamento das 8h às 10h
9h Pacto da Juventude 11h Grupos de Trabalho
12h30 Almoço
13h Almoço
Tarde
14h Grupos de trabalho 17h Mesa de Diálogo
14h30 Apresentação dos Grupos de Trabalho 16h Plenária Final – Encerramento
18h Jantar
18h Retorno dos participantes
Noite
19h30 Mesa de experiências de Conselhos 20h30 Espaço Conferência Nacional de Juventude.
* Espaço para Feira de Troca e acesso ao portal juventude.org.br durante todo o Encontro.O que é o Mapa dos Conselhos?O CONJUVE, a partir de informações coletadas na I Conferência Nacional de Juventude e principalmente a partir das fichas de inscrição do Encontro apresentará o Mapa dos Conselhos. O Mapa é uma pesquisa que tem o objetivo de dar visibilidade a dados e aos principais desafios enfrentados pelos conselhos nas 3 esferas do governo. A idéia é que a partir dessa reflexão os conselhos possam perceber seus desafios dentro de um cenário mais amplo e construir caminhos de superação e fortalecimento.Ainda com o objetivo de aprofundar e fortalecer a prática dos conselhos, os participantes serão convidados a construir juntos, em grupos de trabalho, possíveis ações e caminhos para enfrentar os desafios apontados pelo Mapa dos Conselhos.Pacto pela JuventudeO evento contará também com a apresentação das atividades do Pacto pela Juventude. Um convite aos conselhos estaduais e municipais a somarem esforços para efetivação dos principais desafios da agenda de Juventude atual: resoluções da I Conferência, aprovação da PEC e do Plano Nacional de Juventude entre outros. Neste momento poderemos compartilhar o primeiro balanço do Pacto pela Juventude. Saiba mais sobre o Pacto no site http://www.juventude.gov.br/.


Nenhum comentário: